O local onde hoje se situa a vila foram encontrados vestígios da época da dominação romana. Edificios de caráter civil de estilo barroco que remontam ao séc. XVIII e início da centúria seguinte.
Alguns dos momumentos que marcam a história Lousanense são a Câmara Municipal, símbolo de autonomia local, lugar de discussão e decisão das medidas de gestão das coisas públicas, as Casas Brasonadas dos séculos XVII e XIX, com o seu estilo arquitectónico. O peculiar Pelourinho que apresenta a gravação de rostos humanos entre si, assim como outras tantas edificações que marcam a história da vila Lousanense.
Igualmente com interesse histórico são a Igreja Matriz da Lousã, embora recente, é um edifício que chama a atenção pela sua arquitectura e pelo espaço que a ladeia tal como a Misericórdia (Capela e Casa de Despachos), edifício mais antigo do núcleo histórico remontando á era Quinhentista (Séc. XVI).
O Palácio dos Salazares (Hotel) é também um local que marca a história Lousanense. Trata-se do primeiro Boutique Hotel da Lousã e classificado como Património Histórico de Interesse Público.
Nos arredores desta vila, situa-se o Castelo de Arouce e as Ermidas de Nossa Senhora de Piedade, que contam com uma luxuosa vegetação e paisagem.