Casas Brasonadas
São várias as Casas Brasonadas que marcam a vila Lousanense. São elas, entre outras, A Casa de Cima dos Almeidas Serras, A Casa de Baixo dos Almeidas Serras, A Casa do Fundo da Vila e a Casa do Comendador Montenegro.
CASA DE CIMA DOS ALMEIDAS SERRAS
Construída no séc. XVIII. Destaca-se o grande portal de ombreiras molduradas, com verga e frontão curvos, abrindo-se este para mostrar o brasão de armas com o escudo dos senhores titulares da casa, Almeidas, Serras, Arnauts e Carneiros.
No andar principal abrem-se oito janelas de avental muito recortado, ficando no térreo simples frestas retangulares deitadas.


CASA DE BAIXO DOS ALMEIDAS SERRAS
Fruto de remodelação setecentista. Janelas e portadas que mais cuidado mereceram aos proprietários e construtores.
Nesta casa, as janelas alternam, ora com vergas curvas ora direitas.
Na porta principal, de cimo curvo, abre-se o frontão dando lugar ao escudo de armas, esquartelado, com Almeidas, Serras, Arnauts e Carneiros.
CASA DO FUNDO DA VILA
Construída no séc. XVIII, pertencente igualmente à boa fidalguia lousanense.
Composta por uma longa fachada, na qual se abrem nove janelas com verga curva e com cornija que se enrola ao centro, onde o arquiteto colocou também uma concha. Pequenas frestas complementam a frontaria, a fim de iluminarem um piso térreo atrofiado.
O brasão dos titulares apresenta-se sobre o portal. Simples, de mera verga peraltada e curva. Evidencia as armas de Lopes, Caetanos, Cortês e Serras.


CASA DO COMENDADOR MONTENEGRO
Fruto da reconstrução de um prédio mais antigo, no ano de 1861. Composta por piso térreo e andar nobre, com maior desenvolvimento no corpo central, não se distinguindo muito na estrutura e organização dos espaços das casas setecentistas.