top of page
A Capela Contemporânea

Instituída em 1566 por alvará régio de D. Sebastião, a Irmandade da Misericórdia da Lousã edificou a sua sede no centro da vila. A sua construção foi concluída, segundo a inscrição gravada no portal, no ano de 1568. Foi no início do séc. XVII que foi também construída a casa do Despacho, adossada ao alçado lateral esquerdo da capela.

 

Embora sendo um templo de pequenas dimensões, a Misericórdia da Lousã enquadra-se no modelo-tipo das igrejas de Misericórdia edificados na segunda metade do século XVI. A fachada da igreja apresenta-se rematada em empena, sendo que o único elemento decorativo que se destaca no conjunto é o portal maneirista de moldura retangular, ladeado por duas pilastras decoradas com relevos de motivos de grotesco, rematado por um frontão triangular onde foi integrada uma imagem esculpida da Virgem.

 

A decoração da nave, em toda a volta é composta por azulejos seiscentistas, provenientes do antigo Colégios dos Militares de Coimbra. Na zona superior das paredes laterais estão colocados seis painéis de madeira, pintados no século XVII com representações da Paixão de Cristo. Do lado do Evangelho foi edificada a tribuna dos mesários, e na parede oposta situa-se o púlpito.

 

Para além disso, têm também destaque os retábulos colaterais, de talha policroma, que integram duas imagens de vulto manuelinas, produzidas numa oficina coimbrã no início do século XVI (DIAS, P., REBELO, F., 1985).

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page